Drogas: Parar e Multiplicar

A maior dificuldade que enfrentamos para parar de beber ou usar qualquer outra droga lícita ou ilícita, que nos faça mal, não é o ato de parar. A questão é o que fazer depois de parar. Pode parecer fácil viver de um modo saudável, mas para quem não está habituado é muito difícil começar. Para estas pessoas, o sucesso não depende tanto da força de vontade para parar, quanto da diversidade e treinamento de novos hábitos que preencham a sua vida.

Uma pessoa viciada, seja lá no quê, do ponto de vista psicológico, é um ser empobrecido e repetitivo, porque atua poucos papéis, além daqueles ligados ao vício. Por isso, um usuário de crack vê no traficante ou noutro usuário, um bom amigo. Não entende que amigos não dependem de álcool, maconha ou cocaína para se divertirem.

Uma pessoa saudável atua, cotidianamente, em vários papéis familiares, sociais e institucionais. Já um dependente químico teme se aproximar de outras pessoas, quando não está químico-afetado. Seus relacionamentos são pouco desenvolvidos e vive a mercê dos que o exploram emocional ou economicamente. Todo químico dependente é um tímido precisando aprender a encontrar o mundo, o mundo das relações saudáveis.

Muitos usuários se esforçam para parar de drogar-se e depois, em poucas semanas, sucumbem ao vazio existencial dos seus pouco e mal resolvidos relacionamentos. Quem usa drogas não o faz pôr ser fraco, falso ou vadio, simplesmente, não tem escolha. Ou usa ou ficará só e a solidão é a morte. 

Todo jovem tem curiosidade de experimentar algum tipo de droga, os que não o fazem são salvos, em parte, por terem relacionamentos afetivos bem estruturados. Os que sucumbem precisarão da ajuda de profissionais especializados no tratamento da dependência. Não apenas para pararem, mas também para multiplicarem bons vínculos em casa, na escola, no trabalho, na igreja, na vida.

             Para alguns, a vida parece mais palatável através do cristal de um chope, mas é maravilhosamente melhor quando se reconhece um sorriso, sem ter ingerido nenhuma gota de álcool. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário